Robótica

A tecnologia robótica foi inicialmente aplicada à Cirurgia Torácica no início dos anos 2000 sendo a primeira Lobectomia para resseção de uma lesão tumoral relatada em 2002.

Desde seu início a tecnologia foi aprimorada contando com equipamentos ainda mais modernos e sua utilização vem sendo disseminada pelo mundo.

unnamed-2

As indicações da técnica robótica são basicamente as mesmas que as da técnica videoassistida.

Por contar com tecnologia 3D, e com braços articulados do tipo “endowrist , a técnica robótica permite uma visualização bastante melhor do campo operatório e uma manipulação com amplitude articular infinitamente superiores as oferecidas pelas demais técnicas.

unnamed
Além da amplitude dos dos movimentos conferida pelos “endowrists” que exercem uma rotação ao longo de 7 diferentes eixos, há ainda a vantagem da filtração de tremores proporcionada pelo equipamento o que aumenta, sobremaneira, a segurança do procedimento.

A Cirurgia Robótica facilita o acesso a regiões da cavidade torácica consideradas difíceis quando utilizamos as demais técnicas em virtude de restrições advindas da angulação de instrumental, do limite de comprimento do equipamento.

Os fatores relevantes na adoção da técnica robótica são, dentre outros, a disponibilidade do equipamento e de treinamento adequado, a curva de aprendizado e, como não se pode deixar de mencionar, o custo.

A Cirurgia Torácica Robótica já é mais um método largamente disponível em outros países e chega agora ao Brasil.

unnamed-1

A equipe Videotórax é uma das poucas equipes do Brasil.